Reutilize. Poupe com estilo!

Reutilize. Poupe com estilo!

A maneira mais eficaz de reduzir o desperdício é, antes de mais nada, criá-lo. Fazer um novo produto requer muitos materiais e energia, as matérias-primas devem ser extraídas da terra e o produto deve ser fabricado e transportado para onde for vendido. Como resultado, a redução e a reutilização são as maneiras mais eficazes de economizar recursos naturais, proteger o meio ambiente e economizar dinheiro.

Benefícios da redução e reutilização

- Previne a poluição causada pela redução da necessidade de colheita de novas matérias-primas
- Economiza energia
- Reduz as emissões de gases de efeito estufa que contribuem para a mudança climática global
- Ajuda a manter o meio ambiente para as gerações futuras
- Economiza dinheiro
- Reduz a quantidade de lixo que precisará ser reciclado ou enviado para aterros e incineradores
- Permite que os produtos sejam usados em toda a sua extensão

Ideias sobre como reduzir e reutilizar

- Compre usado. Pode encontrar de tudo, desde roupas a materiais de construção, em centros especializados de reutilização e lojas de consignação. Frequentemente, os itens usados são mais baratos e como novos.
- Procure produtos que usam menos embalagem. Quando os fabricantes fazem seus produtos com menos embalagens, eles usam menos matéria-prima. Isso reduz desperdícios e custos. Essas economias extras podem ser repassadas ao consumidor. Comprar a granel, por exemplo, pode reduzir embalagens e economizar dinheiro.
- Compre itens reutilizáveis em vez de descartáveis. Procure itens que podem ser reutilizados; as pequenas coisas podem se somar. Por exemplo, você pode trazer seus próprios talheres e copos para o trabalho, em vez de usar itens descartáveis.
- Faça a manutenção e conserte produtos, como roupas, pneus e eletrodomésticos, para que não tenham que ser jogados fora e substituídos com tanta frequência.
- Peça emprestado, alugue ou compartilhe itens que são usados com pouca frequência, como decorações de festas, ferramentas ou móveis.

Doação

O lixo de uma pessoa é o tesouro de outra. Em vez de descartar eletrodomésticos, ferramentas ou roupas indesejadas, tente vendê-los ou doá-los. Não apenas reduzirá o desperdício, mas também ajudará outras pessoas. As igrejas locais, centros comunitários, escolas e organizações sem fins lucrativos podem aceitar uma variedade de itens doados, incluindo livros usados, aparelhos eletrônicos e móveis desnecessários.

 

Partilhar este post...
Tópico anterior Próximo post

Comentarios

Deixe comentário