Porque bolsam os bebés?

Porque bolsam os bebés?

Uma das preocupações dos papás é com a regurgitação do leite, que regularmente chamamos de “bolsar”.

 

O que significa bolsar? O que acontece quando o bebé bolsa? É prejudicial para o bebé?

Quando o refluxo chega à boca do bebé e ele deita o leite para fora, chama-se de regurgitação. Denomina-se por refluxo gastroesofágico a passagem do conteúdo do estômago. É muito frequente em bebés saudáveis e chegam a ocorrer 30 ou mais vezes por dia.

Bolsar, é diferente de vomitar. Vomitar implica a expulsão do conteúdo gástrico, com a contração da musculatura abdominal e a saída do conteúdo em jato. Contudo, é muito difícil, sobretudo para os papás distinguir ambas as situações. Comunique sempre o pediatra ou médico assistente, para que o bebé possa ser vigiado.

Nos primeiros 3 a 4 meses de vida é normal, porque nesta altura o bebé tem maior capacidade de sucção e , normalmente, desaparece entre os 12 e os 14 meses de vida ( podendo ser mais tarde, ou mais cedo).

 

Quando ir ao médico?

Deverá procurar o pediatra ou médico assistente quando existe recusa alimentar da parte do bebé; episódios de vómitos em jato sistemáticos; e suspeita da evolução anormal do peso.

 

Previna-se!

Tenha bastantes babetes de reserva, para que o bebé a tenha sempre seca, evitando equimoses. Na cama de grades, incline ligeiramente o colchão na zona da cabeceira, de forma a que o bebé ao se deitar fique inclinado. Para além de aumentar a segurança, evita a entrada do refluxo nas vias aéreas.

Partilhar este post...
Tópico anterior Próximo post

Comentarios

Deixe comentário