Perturbações do sono mais comuns

Perturbações do sono mais comuns

O bebé não dorme sozinho, acorda muitas vezes durante a noite, dói-lhe a barriga, pede para mamar, tem medo do escuro. São alguns dos transtornos do sono que mais afetam o bebé.

Entender o que é que perturba o bebé e agir corretamente nas diferentes circunstâncias é a forma mais segura para o ajudar a recuperar o seu ritmo natural de sono sem que deixe transformar o sono num grande problema.

Tem medo do escuro ou medo da solidão

Devemos dar carinho e transmitir segurança, explicar que o pai e a mãe estão com ele. Estão no quarto quarto dos papás e que qualquer coisa que precise ouvem e num estante estão no seu quartinho.

Tem saudades da mãe

A mudança devida ao regresso ao trabalho da mãe tem implicações sobre o estado de ânimo do seu bebé. Deve indicar à pessoa que ficar a tomar conta do bebé quais são os horários habituais de alimentação e de dormir e organize os seus horários de modo a poder passar o máximo de tempo possível com o seu bebé

Tem dor de barriga

Este desconforto é frequente entre as três semanas e os três meses e é devido às cólicas do lactente, típicas dos primeiros dias. Desaparecem espontaneamente a partir dos três ou quatro meses. Faça uma massagem na sua barriguita no sentido das agulhas do relógio e, para combater as crises mais intensas, consulte o pediatra.

Está Doentinho

Uma constipação, uma dermatite causada pela fralda, febre… são pequenos problemas de saúde que o podem deixar nervoso. Na fase aguda da doença pode levar-se o berço para o quarto dos pais.

Chora à noite

O choro do bebé é característico dos primeiros três meses de vida. Esta crise indica que o bebé começa a perceber a diferença entre o dia e a noite, e que esta novidade o inquieta. Passar segurança e tranquilidade, deixar que pare de chorar naturalmente e que se tranquilize, vai acabar por adormecer tranquilamente.

Ainda tem fome.

A sua vida segue os ritmos dos horários da comida, por isso é normal que quando se retira a toma noturna o bebé acorde para pedir leite por isso deve adiar o mais possível a hora da última mamada noturna.

Tudo é demasiado novo para ele.

Estava na barriga da mãe e agora depara-se com um mundo desconhecido. O bebé tem de se habituar aos estímulos externos. É normal acordar frequentemente e chorar sem motivo aparente. Deve tentar que o seu bebé sinta segurança para o ajudar a adormecer, pode colocar na cama uma peça de roupa dos pais ou um boneco.

 

Partilhar este post...
Tópico anterior Próximo post

Comentarios

Deixe comentário