O que é a dermatite atópica?

O que é a dermatite atópica?

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crónica da pele, provocada por uma sensibilidade exagerada aos agentes presentes no ambiente, que normalmente são inofensivos. 

O nome atópica serve para poder diferenciar da dermatite alérgica por contacto, que se distingue porque a pele, normalmente saudável, adoece quando é exposta a determinados alergénios, como no caso de algumas alergias alimentares. A dermatite atópica é um problema sem cura. Não obstante, em 70% dos casos o problema deixa de se manifestar a partir da adolescência.


A dermatite também pode afetar as zonas da pele em contacto com a fralda, a chamada dermatite da fralda. O contacto com as fezes e com a urina da fralda afeta particularmente esta zona delicada do corpo do bebé, já que a sua pele é muito frágil durante os primeiros 12 meses, porque ainda não possui defesas suficientes para se proteger dos micro-organismos presentes nas fezes. Para proteger a pele do rabinho do bebé, é importante utilizar uma pomada específica para controlar a agressão produzida pelas enzimas fecais na zona da fralda.

Partilhar este post...
Tópico anterior Próximo post

Comentarios

Deixe comentário