Discutir à frente dos filhos: nem pensar ou uma oportunidade?

Discutir à frente dos filhos: nem pensar ou uma oportunidade?

 

Como pai e mãe, somos, por excelência, o modelo de comportamento dos nossos filhos. Por mais que os nossos discursos pareçam grandes ferramentas de educação, nada tem mais resultado nas crianças e nos adolescentes do que o nosso exemplo diário. E nada é mais difícil do que ter a segurança sobre a medida certa das nossas acções.

As dúvidas comuns como, protegemos demais? ou devemos discutir à frente deles?

Se perguntarmos aos nossos amigos se devemos discutir à frente deles, haverá uma provável unanimidade em dizer que não. E isso é, sem dúvida, correcto, se considerarmos confrontos violentos, desrespeitosos ou que abordem temas demasiados adultos (traição, dinheiro, etc).

Mas o conflito, o desacordo, a divergência é comum entre seres humanos (que nunca estão sempre de acordo), é uma oportunidade de preparar os nossos filhos para a vida real. E não deve, por isso, ser evitado.

Alguns psicólogos defendem que é importante que eles percebam que os pais podem ser um casal sem serem clones. A discussão, se não atingir os limites do desrespeito e do descontrolo, é uma maneira de lhes ensinar a aceitar a diferença, a negociar e de lhes passar um conjunto de valores que serão importantes no seu futuro.

Digamos que não é complicado sermos unidos quando corre tudo bem. E se o conceito de amor que passamos aos nossos filhos é demasiado perfeito, talvez estejamos a perder a oportunidade de lhes mostrar, na prática, que o amor entre um casal, entre irmãos e pais e filhos não cai ao primeiro problema ou dificuldade.

Podemos ser fiéis, leais e gostar muito de uma pessoa e não concordar com ela. É bom que, numa família, todos aprendam a ter a sua opinião,que pode ou não coincidir com os restantes membros da família. Tudo isto sem repressão.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Visite a nossa loja, temos milhares de artigos a preços imbatíveis! Somos uma loja especializada na compra e venda de roupas usadas de bebé e criança dos 0 aos 6 anos. Na nossa loja vai encontrar roupa de bebé e criança barata, mas das melhores marcas.

Partilhar este post...
Tópico anterior Próximo post

Comentarios

Deixe comentário