Dicas para tratar a tosse seca noturna em crianças

Dicas para tratar a tosse seca noturna em crianças

Já ouviu este tipo de tosse no seu pequenito? Uma tosse seca, um tanto ‘afônica’, pode ser uma tosse gerada por uma irritação na garganta, que se manifesta muitas vezes em ataques compulsivos e que se tornar mais aguda à noite.

Se o seu pequenito parece que chora com ‘rouquidão’, tosse, talvez seja motivado por uma tosse seca. Na realidade é uma inflamação das vias respiratórias altas. Afeta, sobretudo a laringe e a traqueia. 

A tosse seca pode ser resultado de um vírus que acaba por desencadear uma inflamação e este tipo de tosse. Acontece com mais frequência em pequenitos até os 3 anos, no entanto, pode afetar a qualquer um. No início é leve, pode chegar a ser grave se a inflamação aumentar e a criança além de tossir e ressonar começa a emitir um som de ‘apito’ ao respirar. Se, para além disso, ela respira com dificuldade, de forma acelerada é um sintoma que indica que deve ser levada imediatamente para o hospital. 

A tosse pode também ser uma sequela de uma simples constipação sem febre. Tão somente ataques sistemáticos de tosse. 

Conselhos para aliviar a tosse noturna das crianças

  • Humedecer o quarto. Com vapor frio, nunca quente. É melhor utilizar um sistema de humidificação a frio. 
  • Que a criança durma com a cabeça levemente levantada. Para isso, basta colocar toalhas dobradas debaixo do colchão, somente na parte superior.
  • Meia cebola num prato. Funciona porque a cebola faz com que as vias respiratórias se alarguem.
  • Uma infusão com tomilho, alecrim e eucalipto e um pouco de mel. O mel suaviza a garganta, e o alecrim e o tomilho têm propriedades desinfectantes. O eucalipto é bom para as vias respiratórias.  A infusão pode ser colocada perto do local onde o pequenito dorme para que a respire.
  • Faça um xarope de mel com sumo de limão. Se puder dar um pouco ao longo do dia, melhor. O mel acalma a irritação e o limão exerce uma ação anti viral e anti bacteriana e, para além disso, aumenta as defesas. 
  • Evitar os produtos lácteos antes de dormir. Se a criança apresenta mucos, isso fará com que fiquem mais espessas. Aumente a quantidade de líquidos e uma sopa é o melhor antes de dormir. 
Partilhar este post...
Tópico anterior Próximo post

Comentarios

Deixe comentário