Dia da Grávida: como preparar a sua casa para a chegada do bebé

Dia da Grávida: como preparar a sua casa para a chegada do bebé

A descoberta da gravidez é sempre um período de grande alegria para toda a família, e especialmente para os futuros papás. No entanto, podem surgir também muitas dúvidas sobre como preparar a casa e o quarto para o novo membro da família, especialmente se for o primeiro filho. Para a ajudar no processo, o habitissimo reuniu algumas sugestões úteis. Inspire-se!

Prepare o quarto

O quarto do bebé é um dos primeiros sítios em que os pais pensam, pois é onde a criança vai passar muito do seu tempo nos primeiros meses de vida. Tente tornar o espaço o mais prático possível, para facilitar os cuidados com o bebé. Escolha um berço com barras nem muito largas (para o bebé não cair) nem muito estreito (para evitar que ele fique preso). Para além do berço, invista também num trocador de fraldas ou numa cómoda adaptada, que lhe permita ter um local para higienizar o seu bebé e ao mesmo tempo guardar tudo aquilo que precisa, como fraldas e cremes, de uma forma organizada. Por último, ter uma poltrona no quarto do seu bebé é uma boa ideia, pois dessa forma pode amamentá-lo sem ter de o tirar do ambiente onde se sente mais seguro. A decoração do espaço fica por sua conta e gostos, embora a simplicidade seja o melhor, para evitar que o bebé agarre em coisas que o podem magoar.


Cuidados na cozinha

Para tornar a sua cozinha um ambiente mais adaptado ao seu bebé, terá de remover todos os pequenos objetos decorativos do seu alcance, bem como aqueles potencialmente perigosos, feitos de vidro ou com cantos afiados. Tenha muita atenção, e não deixe objetos cortantes num local facilmente alcançável. Para facilitar a organização do local e agilizar as refeições do bebé, reserve uma gaveta ou prateleira na sua cozinha para colocar todas as coisas dele num único sítio, para não ter de andar de um lado para o outro quando precisar de dar um biberão. Escolha também uma cadeira de refeições segura e confortável. Hoje em dia, existem os modelos chamados “evolutivos”, que podem ser adaptados à medida que o bebé for crescendo, podendo por isso ser usados por muito tempo, uma vez que também é indicada para crianças. Assim, com um único investimento, terá uma cadeira de refeições que lhe será útil por muitos anos!

 

Adapte a sua casa de banho ao bebé

Embora muita gente esteja a optar por criar uma casa de banho só para o bebé (especialmente se este tem uma suite à disposição dele), o mais comum ainda é dar banho ao bebé na casa de banho dos pais, ou noutra casa de banho qe não esteja especificamente adaptada a um bebé, já que se torna muito dispendioso criar um local só para a criança, que logo terá de ser reformado e adaptado de novo, à medida que ela cresce. Por isso, existem muitos modelos de banheiras de bebé à venda, que podem ser colocadas na banheira ou na box do duche, e que podem ser arrumadas quando não se estiverem a usar, sendo por isso práticas e funcionais. Para o banho, escolha champô e gel de duche naturais, para evitar agredir a pele do bebé, e tenha também um pente adequado e tesouras próprias para cortar as unhas. Outro item essencial na hora do banho é o termómetro, para verificar a temperatura da água. Existem muitos modelos e cores que pode escolher para alegrar esse momento tão especial da rotina do seu bebé, que podem mais tarde ser usados para brincadeiras (com supervisão, claro)!

 

Um pouco por toda a casa

Existem certos cuidados que pode ter um pouco por toda a sua casa, para evitar situações de potencial perigo para o seu bebé. Cubra todas as tomadas, utilize produtos de proteção próprios para bebés (como protetores dos cantos dos móveis, para evitar que bata lá com a cabeça e se magoe), e guarde longe do alcance da criança produtos de limpeza e medicamentos. Tente também evitar móveis que possam servir como escada junto das janelas e , como precaução extra, instale redes de proteção nas janelas e sacadas. Dessa forma, permite que o ar circule pela casa, ao mesmo tempo que dá mais segurança ao seu lar e ao seu bebé!


Esperamos que este artigo a tenha ajudado no processo de receber com conforto e segurança o seu bebé. Se, para o fazer, precisar de obras e de ajuda profissional, peça orçamentos a diferentes no habitissimo.

Partilhar este post...
Tópico anterior Próximo post

Comentarios

Deixe comentário