Desenvolvimento do bebé. Calma, cada um tem o seu tempo!

Desenvolvimento do bebé. Calma, cada um tem o seu tempo!

É inevitável e praticamente todos os papás já consultaram tabelas e mais tabelas de crescimento dos bebés. O que é normal fazer aos 3 meses, o que já tem de fazer aos 7 meses e que obrigatoriamente aos 12 meses já tem de andar, falar e ter uma quantidade de dentes. O quê???!!! Não estamos a falar de máquinas, que são formatadas para fazerem todas o mesmo, e mesmo assim, até essas são diferentes. Falamos de bebés.

 Está certo que devemos ter uma noção do que o bebé já poderá fazer ou não com “x” idade, mas não tem de ser uma regra, muito menos alvo de comparação.

Devemos de ter consciência que cada um leva o seu tempo para gatinhar, para andar, para dizer as primeiras palavras, para deixar a fralda e a chucha! CALMA!!

Está certo que também temos de ter a noção de que às vezes precisamos de ajuda e de que algo não está certo.

Mas uma coisa é certa, enquanto nos dermos ao trabalho de deixar que comparem os nossos filhos com os outros bebés ou outras crianças, também estamos a errar.

O bebé nasceu para ser feliz, para ter amor, para ter mimo e ajuda no seu desenvolvimento e se ao invés de procurarmos na internet o que o nosso bebé de “x” meses já deveria fazer, procurássemos o que podemos fazer para ajudar no seu desenvolvimento, contribuíamos mais para a vida de um ser feliz.

Os nossos filhos podem estar mais avançados em algumas áreas e menos noutras sem que isso represente motivo de preocupação ou sinal de atraso no desenvolvimento.

Se suspeitar de alguma coisa, a melhor pessoa para o ajudar será o pediatra ou médico assistente.

Partilhar este post...
Tópico anterior Próximo post

Comentarios

Deixe comentário