Ensinar os seus filhos a poupar desde pequenitos é uma mais valia para o seu futuro e uma aprendizagem do valor certo das coisas.
Não está tudo ao alcance dos pais e mesmo que o esteja, os Pequenitos têm de aprender que não se pode ter tudo só porque sim.
Não basta dizer “não” ou “pensas que ando a nadar em dinheiro ou que ele cai do céu”, eles não percebem e temos de ensinar a importância entre o preço e o valor das coisas. O que é realmente uma necessidade ou um simples desejo.
A maior parte dos pequenitos não têm noção que temos de pagar a casa onde vivem, a luz e água que gastam, nem tão pouco os montes de impostos a que estamos sujeitos diariamente. Cabe-nos a nós, pais e educadores, explicar.
Devemos começar por coisas simples como:
- Acender e apagar a luz mediante seja necessária, ou não;
- Tomar banho de chuveiro em vez de encher a banheira e brincar (a água da banheira serve apenas para aquecer e lavar e depois terão de usar mais para tirar o sabonete e champô);
- Fazer a reciclagem do lixo (é muito importante que saibam desde bem pequenitos);
- Não abrir a torneira para o lado da água quente pois consome mais luz (a não ser que necessário), nem a abrir sem ser preciso;
- Ligar a televisão só quando de facto têm interesse em assistir a algum programa;
- Ensinar a reutilizar tudo o que seja possível (sem exageros).
Podem pensar que isto é demasiado, mas pensem que o ditado “é de pequenino que se torce o pepino” existe para alguma razão e as crianças têm uma capacidade de aprendizagem incrível e fora de série.
Quando eles crescerem vão “levar” esse ensinamento com eles.
Assim que começarem a crescer e a entrar na adolescência podemos ensiná-los a participar no orçamento familiar em como gerir o que há e juntar o que não há, e nada melhor para explicar esse conceito, do que o jogo monopólio.
As crianças de hoje, são o nosso Futuro.
Reutilize! Poupe com Estilo!
Comentarios